1. videojogos ajudam a ultrapassar traumas

Um grupo de cientistas inspirou-se no videojogo ‘Full Spectrum Warrior’ para criar um mundo virtual que ajuda militares a ultrapassarem traumas causados pela guerra.

Um cenário virtual cria um ambiente realista onde se recriam situações da guerra no Iraque. O objectivo desta ciberterapia, desenvolvida por investigadores e psicólogos da Universidade da Califórnia do Sul, nos EUA, é ajudar a tratar os traumas causados pela guerra.

A inspiração para este tratamento veio de um videojogo, o ‘Full Spectrum Warrior‘ e Skip Rizzo, psicólogo que com outros investigadores desenvolveu esta inovadora abordagem terapêutica de ciberpsicologia, defende que “há um grande potencial de tratamento clínico escondido nestes cenários virtuais”.

Instalados numa cabine, com óculos especiais e auscultadores, os soldados que combateram no Iraque voltam virtualmente ao cenário de guerra.

Assim, através da realidade virtual, os cientistas levam o sujeito a reviver o momento de origem do trauma e a revelar os problemas psicológicos que estão guardados no fundo da sua memória, esclareceram os investigadores que apresentaram os resultados deste trabalho na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Está provado que a melhor forma de ultrapassar um trauma é regressar à realidade, embora neste caso de forma virtual.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: